top of page

ESCLARECENDO MITOS SOBRE DRAGÕES E DOMADORES

  • Foto do escritor: Gusttavo Stefano
    Gusttavo Stefano
  • 17 de jul. de 2017
  • 15 min de leitura

Daenerys Targaryen por Find Mirror

Nota do autor: Há muito se fala de dragões e domadores, de possíveis dragonriders¹ e como se doma dragões. Eu já havia tratado do assunto em um texto antigo, mas é preciso atualizar a situação depois do TWOIAF e com a crescente duvidas que surgiram vou tentar tirar algumas dúvidas. O texto é um pouco grande, mas vou detalhar o melhor possível para conseguir tirar as dúvidas crescentes. É esse o momento ideal para se falar sobre os possíveis domadores de dragões, já que estamos na reta final da série e da saga.

*Agot - A Guerra dos Tronos/ Acok - A Fúria dos Reis/ Asos - A Tormenta de Espadas/ADWD- A Dança dos Dragões/ Twoiaf - O Mundo de Gelo e Fogo

Nota1: Cavaleiros de Dragão

ALGUNS FATOS SOBRE DRAGÕES E DOMADORES

Representação de Ulf, o Branco, um bastardo Targaryen na Dança dos Dragões.

Os dragões são bastante conhecidos na saga de GRRM, e antes do período atual das Crônicas, cabia exclusivamente aos Valírianos a domação e criação de dragões. Foi através do Império Valiriano que os primeiros relatos de Cavaleiros de Dragões surgiram no mundo; e foi através de seus dragões que os Valirianos dominaram a maior parte de mundo conhecido, militar e culturalmente. Tal como Roma no Mundo Antigo, que expandiu seu império em proporções nunca vista antes, dominando-os militarmente e culturalmente. E como tal, com a queda de Valíria, toda as terras do Verão foram arrasadas, divididas com a Perdição que assolou o território dos Senhores de Dragões, destruindo a Cidade Franca, e todo seu domínio sobre o Mundo Oriental.


Fatos sobre Dragões e seus Domadores

  • Enquanto Westeros se recuperava da Longa Noite, em Essos, no Leste, nas Terras Orientais, um povo que vivia em em grandes montanhas vulcânicas conhecidas como Catorze Chamas, conhecidos como valirianos, acabavam de descobrir ovos de dragões. E estes aprenderam a criar dragões e curvá-los a sua vontade. E também transformaram estas criaturas na maior arma de guerra conhecida no mundo. Se os contos forem verdade, estes senhores de dragões afirmam serem descendentes das criaturas que agora controlavam. Dragões são criaturas mágicas, seu surgimento é alvo de diversas crenças diferentes.


  • Acredita-se, tal como os valirianos diziam, que os dragões surgiram primeiro nas Quatorze Chamas, na Península Valiriana.Os dragões existem no mundo há muitas Eras, antes mesmo de serem domados pelos valirianos. Isso explicaria como Septão Barth relata em seu livro, Uma História Antinatural, como existem evidências de dragões em Westeros e na maior parte do mundo.


“[...] Mas já existira dragões em Westeros antigamente, muito antes da chegada dos Targaryen, como nossas próprias lendas e histórias nos contam. [...] E, de fato, há evidências disso, como ossos de dragões encontrados tão ao norte quanto Ibben, e mesmo nas florestas de Sothoros. Mas os valirianos os subjugaram e colocaram arreios nele como ninguém mais foi capaz de fazer. (Twoiaf - A Ascensão de Valíria - pagína 23).


  • Os Valirianos foram os únicos capazes de criar e controlar os dragões. Como é dito na Introdução do livro o Cavaleiro dos Sete Reinos.


"Os senhores de Valíria governavam a maior parte do mundo conhecido; eram feiticeiros, grandes em sabedoria e, SOZINHOS entre TODAS as raças humanas, tinham aprendido a CRIAR dragões e a DOBRÁ-LOS a sua vontade." (O Cavaleiro dos Sete Reinos, Introdução)


  • Não é preciso apenas ter sangue Valiriano para domar um dragão, é necessário vir da linhagem de uma das 40 famílias de Dragonlords de Valíria. Se fosse assim, qualquer um nas cidades livres de Myr e Lys, onde o sangue Valiriano é forte seria capaz de domar dragões. É necessário ter sangue de uma dessas 40 famílias, que estava reservado o poder de domar e criar dragões.


“No auge, Valíria foi a maior cidade do mundo conhecido, o centro da civilização. Dentro das muralhas brilhantes, quarenta casas rivais disputavam poder e glória na corte e no conselho, ascendendo e caindo em uma disputa sutil, infinita e, muitas vezes, selvagem pelo domínio”. (Twoiaf - A Perdição de Valíria - pagína 41).


  • Um dragonrider pode domar apenas um dragão por vez. Ou seja, depois de domado o vínculo entre dragão e cavaleiro é criado. E só é quebrado depois da morte. Caso o dragão venha a morrer, o dragonrider pode reivindicar outro dragão. E o mesmo serve para o dragão, quando perde seu domador pode ser reivindicado por outro.


“ [...] O Rei Viserys nunca reclamara outro dragão após a morte de Balerion, e também não tinha muito apreço por justar”. (The Rogue Prince).


  • Somente os Targaryen restaram da nobreza Dragonlords de Valíria. A Perdição destruiu a Cidade Franca e todos que lá estavam. Fora os Targaryen, nenhuma outra família de dragonlords escaparam com vida. Alguns relatos de Essos, dizem que alguns senhores de dragões sobreviveram a Perdição, mas que foram mortos por causa da crescente agitação política. Existiu outro, Aurion que tentou reivindicar Valíria depois da Perdição. Ele nunca mais foi visto quando voou até a ruína da Cidade Franca.

  • Os Dragonlords do antigo Domínio Valiriano domavam seus dragões com cornos mágicos e magia de sangue como é dito na Dança.


"Os senhores de dragões da antiga Valíria controlavam suas montarias com feitiços de ligação e cornos mágicos". - A Dança dos Dragões - Cap 71 - Daenerys.


  • Os precedentes para domar dragões são literalmente apenas relacionados aqueles cuja o sangue de dragão corre nas veias. Os Meistre nunca conseguiram explicar a afinidade daqueles do sangue de dragão tinha com os dragões. O que nos leva a crer que é algo mágico e único.


Esclarecidos esses pontos sobre Dragões e seus Cavaleiros, vamos para uma analise ainda maior. É preciso ressaltar que tudo que aqui é escrito, é retirado do cânon, e é baseado nos precedentes criados pelo Martin. Até onde a analise aqui escrita alcança, ela se baseia apenas no que foi dito nos livros. Agora vou partir para a segunda parte da construção do texto, que será os possíveis montadores de dragões.


QUEM PODE DOMAR UM DRAGÃO?

Os Conquistadores: Visenya, Aegon e Rhaenys Targaryen

No atual plot das Crônicas, são poucos aqueles que são capazes de domar dragões, caso formos analisar os pontos colocados acima. É preciso frisar que é essencial ter sangue Targaryen, já que estes são a ultima nobreza de dragonlord. Os Velaryon² e Celtigar³ também vieram de Valiria, mas como tais não eram domadores pois não tinham o sangue de dragão. Somente após se casar com os Targaryen, é que os Velaryon (aqui não se tem relatos de que Celtigar domavam dragões, mas eles traçam sua descendência em Valíria) passaram a domar e a controlar dragões. Não existe relatos deles domando dragões antes de se casarem com os Targaryen. Portanto, vamos aos seguintes pontos. Quem são os possíveis domadores de dragões?


Nota 2 e 3: De acordo com a fonte cânon do TWOIAF, tanto Velaryon quanto Celtigar são casas menores valirianas: "[...] Os Velaryon de Derivamarca (uma casa menor de descendência valiriana), enchessem os cofres com o comércio na passagem. Os navios Velaryon, juntamente com os de outra casa valiriana aliada, os Celtigar da Ilha da Garra, dominavam o curso médio do mar estreito, enquanto os Targaryen governavam os céus com seus dragões". - A Perdição de Valíria - Pagína 42

DAENERYS TARGARYEN

Daenerys and Drogon

Daenerys Targaryen, cuja o sangue foi capaz de dar vidas aos dragões quando ela entrou na pira de Mirri Maz Duur e três vidas foram oferecidas. Ela já é a primeira dragonrider em mais de um século e meio, desde a morte do ultimo dragão no reinado de Aegon III. Ela submeteu Drogon à sua vontade. O laço de dragão e domador foi criado. Drogon pertence a Dany até que um ou outro morra.


"Os senhores de dragões da antiga Valíria controlavam suas montarias com feitiços de ligação e cornos mágicos. Daenerys fizera com uma palavra e um chicote". (A Dança dos Dragões, cap. 71, Daenerys X)



JON SNOW


Jon Snow por Nikita Vishnevetsky

Jon Snow, por ser filho de Rhaegar ele tem o sangue de dragão correndo em suas veias. Ele é sem dúvidas um dos maiores candidatos a dragonrider depois da própria Daenerys. Ele é um candidato que não pode ser descartado. E se a “profecia do Dragão ter Três cabeças” - não se sabe se realmente existe essa profecia. É mais plausível que seja uma analogia aos Conquistadores. Já que o que temos dela parte de Rhaegar Targaryen, na visão da Daenerys na Casa do Imortais - for levada a sério, é possível que Jon seja uma das três cabeças. A questão do Jon é bastante discutida, mas não se pode negar que ele tem o essencial para controlar um dragão que é: sangue Targaryen. A confirmação na série já é um indício do que poderá ocorrer no cânone dos livros.


AEGON TARGARYEN (Jovem Griff)


Aegon Targaryen by Tumblr

Aegon (Jovem Griff), também é um candidato. Caso ele seja filho de Rhaegar, suas chances são altas, e ele pode vir a domar um dragão, já que é provável uma segunda Dança dos Dragões. Acredita-se que uma segunda dança possa ocorrer entre Aegon e Daenerys pela disputa do Trono de Ferro. Caso ele seja Blackfyre, as chances são mais remotas por causa da mistura de sangue, mas Daemon era do sangue puro do dragão, sendo filho de Aegon IV e de Daena Targaryen. A linhagem masculina dos Blackfyre fora extinta, mas nada se fala da feminina. É mais provável que Aegon seja um falso dragão, já que na Casa dos Imortais Daenerys tem uma de suas visões a alertando sobre um falso dragão.


“Um dragão de pano oscilou em mastros por cima de uma multidão exultante. De uma torre fumegante, um grande animal de pedra levantou voo, exalando fogo de sombras…. Mãe de dragões, matadora de mentiras.” - A Tormenta de Espadas, Daenerys.


A também a o aviso que Quaithe deixa para Daenerys enquanto permaneceu em Qarth, que reforça que Aegon é o falso dragão.


“ Logo virá a égua descorada e, depois dela, os outros. A lula gigante e a chama escura, o leão e o grifo, o filho do sol e o dragão do pantomimeiro”. - A Tormenta de Espadas - Daenerys


A égua descorada é a doença que assolou Astapor e está se propagando por toda a Baía dos Escravos. A lula gigante se refere a Victarion Greyjoy que está indo ao encontro de Dany em Meereen; a chama escura é referente ao sacerdote vermelho chamado Moqorro que está com Victarion; o Leão se refere ao Tyrion Lannister; o grifo a Jon Connington já que o brasão da Casa Connington é um grifo; o filho do sol é Quentyn Martell; e o dragão do pantomimeiro é o mesmo referente na Casa dos Imortais sobre o falso dragão.


A também a fala de Moqorro na Dança dos Dragões enquanto conversa com Tyrion que induz que Aegon seja Blackfyre:


“Dragões antigos e jovens, verdadeiros e falsos, brilhantes e escuros”.


Ao que tudo indica, existe também a probabilidade que ao ser um Blackfyre, ocorra uma Dança dos Dragões⁴ como eu citei acima. Sendo um Blackfyre, seu direito seria menor que o de Daenerys, e então ele passaria a ter uma pretensão usurpadora. Desta forma, Daenerys disputaria o Trono com esse falso dragão, em uma nova Dança. Essa afirmação de uma Dance 2.0 é basicamente confirmada pelo autor, e ainda existem certas pistas no livro. Teora Toland tem alguns sonhos sugestivos que indicam uma nova Dança.


“ - Dragões? - disse sua mãe. - Teora, não seja maluca.

- Eu não sou. Eles estão vindo.

- Como você poderia saber disso? - Sua irmã perguntou, com um tom de desprezo na voz. - Um de seus pequenos sonhos?

Teora meneou suavemente, seu queixo tremendo.

- Eles estavam dançando. No meu sonho. E por onde quer que os dragões dançavam, pessoas morriam.” (Os Ventos do Inverno - Arianne I).


Então se consideremos que Aegon seja mesmo um Blackfyre ele é ainda um pretendente a domar um dragão, e não pode ser descartado.


Nota⁴: A Dança dos Dragões foi uma guerra civil Targaryen entre dois irmãos, Rhaenyra e Aegon II pela disputa do Trono de Ferro.

TYRION LANNISTER

Tyrion Lannister

Tyrion Lannister - vou levar em consideração, mesmo não sendo fã da teoria dele ser um bastardo de Aerys II e Joanna Lannister -, existe uma possibilidade, mesmo que não me agrade. Em todo caso, ele pode ser um possível domador se seu sangue for o de Aerys, mas apenas se a teoria se provar real. A teoria tem alguns pontos fortes para defendê-la, mas em suma, se sustenta principalmente na data de nascimento de Tyrion que é um ano antes do Torneio em King's Landing onde Joanna Lannister esteve presente. Como Aerys Targaryen demonstrava certo interesse por ela, alguns fãs supõem que ele seja fruto de de um abuso do rei sobre Joanna. Os outros pontos da teoria são fracos, e até mesmo tendenciosos.


Prefiro acreditar, que caso Tyrion venha a ser um domador, ele seja um novo precedente do Martin, já que uma incógnita fica em aberto na Dança dos Dragões, o caso de Nettles*. Mesmo que nada prove que ela seja uma dragonseed**, nada também prova o contrário. De certa forma, ela é conhecida como uma dragonseed pelo simples fato de ter domado um dragão Targaryen, e não se sabe se essa afirmação é verdadeira. Ela poderia ser um red herring*** ou um precedente para um futuro domador cuja o sangue não seja Targaryen. De toda forma, não se sabe até onde é verdade ou mentira o caso de Nettles. Ele se mantém aberto e é motivo de diversos debates. O fato é, como o próprio Elio e a Linda explicam no reddit que não se tem certeza de um caso cuja alguém que não tenha sangue Targaryen conseguiu domar um dragã. Isto se da até onde o registro histórico alcança e até onde Meistre Yandel consegue ir.

“Meistre Yandel escreve baseado no registro histórico (… na maior parte …), mas esse registro é imperfeito e muitas vezes uma questão de conjectura. Nesse caso específico, Yandel e suas fontes se submetem à ideia de que se você consegue domar, você deve ter sangue Targaryen. É, claro, raciocínio circular de certa maneira, mas há evidência circunstancial (o fato de que ninguém de que se tenha absoluta certeza que não tem nenhum sangue Targaryen jamais conseguiu domar um dragão Targaryen, pelo menos até onde o registro histórico alcança).” (Reddit AMA w/ Elio & Linda of Westeros.org. /r/asoiaf. 17 de março de 2015.)


A questão do entendimento vigente até então é que seja necessário sangue Targaryen para domar dragões. Afinal, se levarmos em conta a forma como Nettles domou o dragão Sheepstealer foi bastante relacionada ao modo como os Targaryen controlavam suas criaturas depois da Perdição, através da conquista da confiança da criatura e da afinidade criada. É por isso que sempre que um bebê Targaryen nascia, era colocado um ovo do dragão no seu berço, assim quando o ovo chocasse a criança e o dragão iriam criar um vínculo desde pequeno até o dragão ser domado.


Todavia, Tyrion seria um possível domador de dragão, até onde a teoria possa se mostrar real, ou ele pode ser um novo precedente do Martin.

*Nettles foi uma dragonseed da Dança dos Dragões, ela domou o dragão Sheepstealer após alimentá-lo todo dia com uma ovelha, conquistando assim confiança do dragão.

**Dragonseed são como ficaram conhecidos os filhos bastardos dos Targaryen.

***Red Herring é algo que engana ou distrai de uma questão relevante ou importante. Pode ser uma lógica falácia ou um artifício literário que leva os leitores para uma conclusão falsa. Um red herring pode ser usado intencionalmente, como na ficção de mistério ou como parte de estratégias retórica


OUTROS POSSÍVEIS DOMADORES DE DRAGÕES


Fora os que foram citados acima existem outros que podemos supôr que por causa da sua descendência Targaryen poderia domar Dragões. Os Velaryon que traçam sua descendência com Sangue Targaryen desde antes de Aerion pai de Aegon, o Conquistador, mas que pelas últimas gerações se tornará escasso a ligação de sangue em matrimonio entre eles. Dessa forma o sangue ficará ralo e bastante diluído, assim, dificultando a ligação e afinidade com dragões. Os Baratheon sobreviventes e aqueles cuja tem sangue Baratheon, já que a geração de Robert, Stannis e Renly tem sangue Targaryen por parte da Princesa Rhaelle Targaryen, mãe de Steffon Baratheon, pai de Robert, Stannis e Renly. Apesar de improvável, eles ainda têm uma gota de sangue Targaryen. Porém, somente Stannis e sua filha, fora os bastardos de Robert ainda estão vivos nos livros, ainda sim, é algo muito difícil de acontecer.


OS PRETENDENTES A DOMADORES NA DANÇA DOS DRAGÕES

Aqui irei relatar alguns pretendentes a domadores de dragões na Dança dos Dragões. Aqueles cuja tinham sangue Targaryen e aqueles que tentaram reivindicar dragões mesmo sem ter sangue Targaryen e morreram na tentativa ou ficaram feridos após o dragão rejeitá-los.

  1. Silver Denys alegava ser bastardo de Maegor I, tentou domar Sheepstealer, teve seu braço arrancado pelo dragão e foi devorado com os filho por Cannibal o dragão selvagem nunca domado.

  2. Steffon Darklyn tentou domar Seasmoke e foi morto pelo mesmo.

  3. Gormon Massey tentou domar Vermithor, morto pelo mesmo.

Muitos outros tentaram e morreram ou ficaram feridos na tentativa. Isso reforça a ligação Targaryen em relação aos dragões e domadores. Já que aqueles que domaram dragões, eram conhecidos como dragonseeds - as sementes de dragões - que eram bastardos Velaryon ou Targaryen e estes domaram dragões:

  1. Ulf, o Branco domou Silverwing ele era uma semente de dragão, um bastardo Targaryen.

  2. Hugh Hammer outra semente domou Vermithor.

  3. Addam de Hull, um bastardo Velaryon domou Seasmoke.

  4. Nettles domou Sheepstealer

COMO SE DOMA UM DRAGÃO?


Dragonlord

Se sabe que os antigos valirianos como já especifiquei acima, domavam suas criaturas com cornos mágicos e feitiços de ligação. Isto é o que está relatado no cânone sobre eles. Logo após à Perdição, em Westeros, até onde o registro histórico dos Meistres sobre os Targaryen alcançam, nunca fez menção a nada disso. Ou seja, não existem relatos de magia de sangue, cornos mágicos sendo usados pelos Targaryen para domar suas criaturas. Isto ficava a cargo da afinidade que eles tinham com os dragões. O que nos leva a crer, que os Targaryen depois da Perdição desenvolveram um novo método de controle, ou a afinidade do seu sangue se tornou mais forte depois que uma grande parte da magia se perdeu no mundo. Se sabe apenas que é necessário o sangue Targaryen para controlar essas criaturas. E não fica explicado como eles faziam. É fato que o vínculo entre o dragão e o montador é muito forte, uma vez que o dragão esteja domado, ele pertence somente a seu domador até a morte do mesmo, não podendo ser domado por outro, tal como o cavaleiro não pode reivindicar outro dragão enquanto estiver um sobre controle. Caso qualquer outro domador tente montar ou controlar um dragão domado, isso pode levar a fúria do Dragão e a não aceitação do mesmo. Como no caso de Joffrey Velaryon, filho de Rhaenyra Targaryen, que tentou montar em Syrax o dragão da sua mãe, e foi derrubado pelo mesmo quando este percebeu que não era sua domadora em suas costas.


“Não vamos fingir ter qualquer compreensão sobre o vínculo entre o domador e o dragão; cabeças mais sábias ponderam sobre esse mistério há séculos. O que sabemos, no entanto, é que dragões não são cavalos para serem montados por qualquer homem que puser uma sela em suas costas. Syrax era o dragão da rainha. Ele jamais conhecera outro montador. Sendo o Príncipe Joffrey conhecido dele por sua visão e cheiro, sua presença familiar desatando as correntes não o alarmou, e o príncipe não percebeu que ele não o queria como domador. [...] Uma vez no ar, Syrax se retorceu embaixo dele, lutando para se livrar do passageiro desconhecido. E, abaixo, pedras, lanças e flechas voaram a ele das mãos dos revoltosos, enlouquecendo o dragão ainda mais”. - The Princess and the Queen.


Pelo que podemos ver o vínculo entre dragão e montador é muito forte. É uma ligação única. Martin também fala sobre isso em uma entrevista.


“[...] Há uma rica história sobre o vínculo mítico entre dragão e montador. Houve casos de dragões respondendo a seus montadores mesmo a uma grande distância (hmm) o que mostra que é um vínculo verdadeiro e muito forte. Aprenderemos mais sobre isso. (Off the Dial, George R.R. Martin Q&A. Stacey Simms. 4 de junho de 2014.)


O que sabemos é o seguinte: Quando um novo Targaryen nascia, um ovo de dragão era colocado em seu berço para que quando o ovo eclodisse, a criança Targaryen desenvolvesse desde pequeno a afinidade com seu dragão até atingir a idade para poder domá-lo. Isso em alguns casos, até onde sabemos, já que parece não se aplicar a todos. Na maioria das vezes, este vínculo era criado desde pequeno, para facilitar a ligação de sangue. Mas isso não era para todos, muitos outros Targaryen reivindicavam dragões adultos e já domados por outros domadores anteriormente. O relato mais completo que temos de alguém domando um dragão é referente a Daenerys e a Aemond Targaryen, no The Rogue Prince, Martin nos dá um precedente bem simples da forma como eles domavam seus dragões.


"(...) Como Joffrey começou a berrar, Aemond correu até Vhagar e escalou em suas costas. Depois ele diria que estava tão temeroso de ser apanhado que esquecera de temer o risco de ser incinerado e devorado. Chame de audácia, chame de loucura, chame de sorte, de vontade dos deuses ou de capricho dos dragões. Quem pode saber da mente de tal fera? Sabemos o seguinte: Vhagar rugiu, balançou as patas, se sacudiu violentamente… e então estalou as correntes e voou. E o príncipe garoto Aemond Targaryen se tornou um domador de dragões, circulando duas vezes ao redor das torres de Maré Alta antes de pousar novamente." - The Rogue Prince


Nesse precedente nos leva a crer que apenas ao subjugar o dragão à sua vontade, e ele o aceitar você passa a ser um Cavaleiro de Dragão. Como no caso de Aemond, que é o mais claro que temos de uma descrição de alguém domando um dragão depois da Dany com Drogon na Arena de Daznak. E é claro, o vínculo entre dragão e cavaleiro que é criado no nascimento dos dragões com os príncipes Targaryen ainda bebês. Nesse caso então, é provável que a ligação de sangue entre eles se tornaram mais forte com a Perdição, já que não se têm relatos de Targaryen domando dragões usando cornos mágicos ou feitiços de sangue. Se sabe apenas que basta ter sangue de dragão, ou seja, sangue Targaryen para domar um dragão. Da forma de que o mesmo o aceite pela afinidade que têm com aqueles cuja o sangue é da última família de Cavaleiros de Dragões da antiga Cidade Franca de Valíria.


CONCLUSÃO


Daenerys Targaryen and Drogon

Os precedentes nos levam a crer que só aqueles cuja o sangue Targaryen corre nas veias possa controlar dragões. O caso de Nettles se mantém um incógnita, mas os precedentes contra são maiores do que à favor de que alguém que não tenha sangue Targaryen possa se vincular a um dragão.


A seguinte questão final é a relação que existe entre os possíveis domadores e os dois dragões da Dany que ainda estão sobrando. Mesmo que Viserion e Rhaegal vejam Daenerys como Mãe, e ainda a obedecem, eles não podem ser domado por ela, pois ela já curvou Drogon à sua vontade. Dessa forma o vínculo foi criado. Agora nos resta saber quem será os domadores de Viserion e Rhaegal respectivamente, e o que isso irá acarretar no desenvolvimento final da saga do GRRM.


Fontes: O Mundo de Gelo e Fogo, As Crônicas de Gelo e Fogo, O Príncipe Desonesto, A Princesa e a Rainha, O Cavaleiro dos Sete Reinos.


 
 
 

Comments


Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page